Assim caminha a humanidade


Até onde vale se resguardar nas suas convicções, fechar a mente para novas interpretações e, assim, sair "construindo" opiniões pouco fundamentadas a partir daquilo que lhe convém? Uma mesma história pode ter várias interpretações, depende do modo como você quer ou está disposto a interpretá-la. Um exemplo: a Bíblia. 
Até onde vale usar a ignorância - em todos os sentidos da palavra - para defender aquilo que acha certo? Tudo bem que é ótimo você lutar pelos seus princípios, por suas opiniões até o fim. Mas o ruim é quando esses, digamos, "achismos" são erguidos sem base nenhuma, sem buscar novas possibilidades, como falei acima, novas interpretações. 
Uma pessoa que fundamenta sua vida em: eu cresci sendo ensinada assim, sendo assim, não vou mudar, não vou procurar pensar diferente é, no mínimo, uma pessoa, como diz uma professora que tive, com a Síndrome de Gabriela: "Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim... Gabriela... sempre Gabriela".
Às vezes, eu acho que as pessoas preferem continuar nas trevas da ignorância, no seu "mundo" a sair da sua 'zona de conforto', pelo simples fato de ter medo de se surpreender e dessa forma, permanecem na sua inércia e comodismo. 
Só nessa semana, passei por três situações com contextos distintos, mas que no fundo, tinha o mesmo raciocínio mesquinho e obtuso. 
Aí é o que me intriga... Pois, quer dizer que isso não é um problema de um ou de outro, mas de grande parte da sociedade de achar que tá com a VERDADE ou que é melhor do que as outras pessoas, mas, no fim, todos nós somos farinha do mesmo saco, frutos de uma sociedade ignorante que não busca novos rumos e, assim, confirma a sua indolência, ou ainda, lembrem-se que viemos do mesmo Gênesis ou, se assim preferem, da mesma explosão.
Por favor, que a criação esteja presente no raciocínio de cada um e que uma explosão de novos ideais e de novas possibilidades aconteça em nós. E, que tal seguirmos o conselho de Lenin de dar "Um passo atrás para dar dois à frente."(?).

“As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.”
(Chico Buarque)
Caroline Sol

6 comentários:

  1. :O
    Profundo, Caroline... concordo com você.
    Belo texto e amei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Vi o link do seu blog no instagram da Luiza Possi.
    Amei o designer dele, lembra os designers dos tumblrs.
    Quanto ao texto, concordo com tudo. Amei os poemas tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, já me disseram isso antes que o blog tava parecendo um tumblr. Mas tá fofo, vai...
      Obrigada!

      Excluir
  3. Realmente, seu designer esta uma graça *-* muito lindo!
    Te indiquei em uma tag lá no blog.
    Beijos!

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Verdade, sabe que uma vez me disseram que eu sofro da síndrome de Gabriela. Bom, em relação aquele assunto realmente, minha opinião não mudará; mas devemos ter sempre a mente aberta,pois nem sempre o que achamos certo é realmente certo.

    ResponderExcluir

Expresse-se. Mas respeite as opiniões.
Comentários com conteúdos ofensivos não serão aceitos.

 
Caroline Sol ☼ ©Template por 187 tons de frio.